EM 2014 juntos formaremos um mundo mais fraterno e humano...


Homilia da ordenação presbiteral do diácono Adriano André Maslowski - 27.12.2013

01-01-2014 21:17

Homilia da ordenação presbiteral do diácono Adriano André Maslowski - 27.12.2013

No dia 27 de dezembro aconteceu a ordenação presbiteral do diácono Adriano André Maslowski na paróquia Santa Teresa de Guarani das Missões. Na sequência estamos trazendo na íntegra a homilia prferida pelo bispo Dom Liro Venelino Meurer

Homilia na íntegra:

Saudação aos presentes: Pe. Nelson, Pe. Evaldo, Pe. Fábio...os pais do diácono familiares, amigos, as comunidades, irmãos e irmãs.

Estamos reunidos para ordenar presbítero o diácono Adriano.  Após o período de preparação, de estudos e discernimento vocacional, está dando o seu sim a Cristo e à Igreja. Estamos contentes contigo, diácono Adriano, por podermos contar contigo para celebrar este momento e tê-lo daqui pra frente como padre na nossa diocese.

A Palavra de Deus da primeira carta de João 4, 7-10, fala sobre o amor. "Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus".O amor de Deus se manifestou para conosco enviando seu Filho Unigênito para que vivamos por Ele. Somos amados por Ele, escolhidos, consagrados e enviados para anunciarmos esse amor de Deus, sua Boa Notícia assumindo a missão que confiou aos Apóstolos e a toda a Igreja.

No Evangelho de João, 15, 9-17, Jesus se dirige aos discípulos:"Assim como o Pai me amou, também em vos amei". Pede que permaneçamos no seu amor observando os mandamentos. Quem os observa permanece no seu amor. Jesus anuncia isto para que tenhamos alegria completa.

É fundamental para todos nós e para o que hoje ordenamos seguir Jesus Cristo na sua radicalidade. Ter alegria em segui-lo e amar com o Ele amou. Amar é dar a vida. O amor de Jesus Cristo foi até o extremo a ponto de dar a sua vida pela salvação de todos nós. Somos escolhidos por Ele e destinados a produzir frutos. Assim Ele nos manda amar-nos uns aos outros.

Desse modo, caro diácono Adriano, deverás ter igual dose de amor por onde quer que  trabalhes. Está escrito na primeira carta aos coríntios:" O amor é paciente, prestativo, não se incha de orgulho, nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse; não se alegra com a injustiça, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". O amor jamais acabará.

Então tu serás padre, somente padre e totalmente padre. Estarás a serviço da diocese, onde quer que seja necessário, ao serviço do cuidado do povo, buscando o seu bem, como o bom pastor cuida das suas ovelhas. Jesus disse:"Eu estou no meio de vós como aquele que serve... o meu alimento é fazer a vontade do Pai". O que posso sugerir hoje que sejas alegre, tenhas entusiasmo e sejas testemunha. As pessoas admiram mais as testemunhas do que os mestres ou se seguem os mestres é porque são testemunhas. O sacerdócio só tem sentido quando é doação, oferta, disponibilidade, serviço. É preciso esquecer-se. O padre não é meio padre ou também padre, mas totalmente padre. Isto não significa fugir do mundo, isolar-se dos outros, da família, mas estar bem integrado.

Jesus escolheu alguns discípulos para exercerem em seu nome, e publicamente na Igreja, o ofício sacerdotal, em favor da humanidade. Assim como Jesus foi enviado pelo Pai ao mundo, enviou os apóstolos, a fim de continuar por meio deles e seus sucessores, os bispos, sua função de profeta, sacerdote e pastor. E os presbíteros são colaboradores dos bispos, pois, unidos a eles na função sacerdotal, são chamados ao serviço do povo de Deus.

"Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi". A escolha de Cristo é uma manifestação de que somos amados por Ele. A vocação ao sacerdócio é um sinal de predileção da parte d'Aquele que, escolhendo-te entre tantos irmãos, te chamou a participar, de um modo todo especial, da sua amizade. "Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo de amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai"(Jo 15,15).

Tu, Adriano, sendo ordenado presbítero, deverás cumprir no Cristo mestre a função de ensinar. Transmite a todos a Palavra de Deus. Seja a tua pregação alimento para o povo de Deus e a tua vida, estímulo para os fiéis, de modo a edificares a Igreja, pela palavra e pelo exemplo.

O presbítero é por excelência o pregador cristão. Ele é a fala. Sua voz deve ser ressonância da Palavra. Ele nunca vai ensinar a própria sabedoria. O que vale mais é a Palavra de Deus. É imprescindível que o presbítero realimente-se da intimidade com Jesus Cristo. Por mais que o presbítero se esforce para ver o seu serviço como um sincero e radical seguimento, ainda que o ministério dos sacramentos seja exercido como senso de piedade, sempre o ministro ordenado necessitará de intimidade com a Palavra. Igualmente será assíduo na oração.

Incorporando os seres humanos ao povo de Deus pelo batismo, perdoando os pecados em nome de Jesus Cristo e da Igreja pelo sacramento da penitência, confortando os doentes com a sagrada unção, celebrando os ritos sagrados, oferecendo nas diversas horas do dia louvores, súplicas e ação de graças, não só pelo povo, como por todo mundo, lembra-te de que foste escolhido dentre os seres humanos e colocado a serviço deles nas coisas de Deus.

Quero agradecer a todos os que estiveram presentes na vida de Adriano, desde o começo de sua vida, durante todo o processo de formação: pais, família, comunidade, formadores e todo o povo de Deus. O dia de hoje é ponto de chegada e ponto de partida. Agradecemos a todos os que ajudaram, rezaram e se fizeram presentes. Continuamos rezando e apoiando. Grande é a messe, poucos são os operários. Pedi ao Senhor da messe que envie operários.

fonte: DIOCESE DE SANTO ÂNGELO

—————

Voltar