
EM 2014 juntos formaremos um mundo mais fraterno e humano...
UM TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO
20-07-2011 20:16O maior tesouro que podemos possuir não é a opulência dos bens materiais, nem o acúmulo de muito dinheiro, mas sim o viver na presença de Deus, por Jesus Cristo. E isto nós só vamos descobrir somente no fim da nossa vida. Porque quando somos jovens ou adultos, temos uma visão diferente da vida, temos outra escala de valores. Como temos energia de sobra e um futuro pela frente, entendemos que precisamos de todo dinheiro que pudermos ganhar, para conquistar uma vida confortável, tanto para nós como para os nossos familiares. Isto faz parte da nossa tendência ao progresso pessoal, e da sobrevivência; e até certo ponto não tem nada ou quase nada de errado. Faz parte da vida. Porém se for um caso de apego exagerado aos bens materiais, a coisa muda de figura. O viver para ter, como se a vida se resumisse na faze terena. Isso é uma grande tolice, para não dizer uma palavra mais agressiva.
Segundo a nossa ótica ou a nossa lógica humana, é difícil entender o significado do Reino dos Céus. Foi por isso que Jesus usou essa parábola para tentar nos explicar a importância do Reino dos Céus. Pois Ele sabe que o nosso apego a esta vida nos faz investir tudo para termos cada vez mais bens materiais, conforto, prazer e poder. Isto porque temos dificuldade de acreditar na outra vida, e já que estamos aqui nesta realidade, tratemos de aproveitá-la o máximo que pudermos. É isso o que pensamos.
Mas Jesus pensa diferente de nós. Jesus no Evangelho de hoje inverte os valores. Ao invés de nos aconselhar a investir tudo no nosso futuro terreno, ele nos aconselha a investir tudo, absolutamente tudo, no futuro da nossa alma. Porque isto é o mais importante para nós, muito embora muita gente não consegue entender, não consegue ver nem perceber.
Imagine se um sujeito encontra um sítio, uma fazenda, um terreno no qual ele fica sabendo que lá há uma mina de ouro, um grande filão de ouro, um verdadeiro tesouro. Ele vende tudo o que possui para comprar aquela propriedade, porém tem de enfrentar a pressão de seus familiares, pois não entendem a sua alucinação por aquela aquisição tão repentina. E o pior é ele não pode revelar o grande segredo. Pois se abrir a boca, a notícia correrá num instante e não conseguirá mais comprar aquela preciosidade.
Do mesmo modo, se soubéssemos quão maravilhosos é o que Deus preparou para aqueles que crêem e que o amam, se conhecêssemos nos mínimos detalhes com é maravilhosa a vida eterna, não nos importaríamos tanto com as coisas desta vida, e viveríamos nos preparando para um dia alcançarmos a grande graça do merecimento da salvação eterna.
Mais infelizmente, o que acontece, é que por mais que os evangelizadores se esforcem para mostrar as maravilhas de Deus ao mundo, as pessoas não confiam, não esperam, não se arriscam, e sempre com uma pontinha de dúvida, continuam apegadas a esta vida limitada e passageira, investindo tudo no viver imediato, aproveitando tudo que têm direito, em vez de depositar sua confiança nas palavras de Cristo quando falou do Reino dos Céus e da vida eterna.
Vender tudo para comprar aquele terreno que contem um tesouro significa dar tamanha preferência a amizade de Deus ao ponto de colocarmos tudo o que possuímos em segundo plano, e colocar o projeto de Deus em primeiro plano em nossa vida. Não se trata exatamente de jogar o carro no abismo, ou de botar fogo na nossa casa, mais sim de não nos apegar a essas coisas, e usá-las apenas por uma questão de necessidade de uma vida digna, pois afinal precisamos de abrigo e transporte. Porém, a nossa prioridade primeira é o Reino dos Céus. Quando alguém se entrega totalmente ao Plano de Deus, respirando o Evangelho 24 horas, mesmo que tenha de administrar a sua vida, esse alguém está agindo como aquele que vendeu tudo para comprar o tesouro até então escondido no campo.
Somente quem chega a ao ponto descobrir a alegria de viver na presença de Deus é que é capaz de entender o que estamos dizendo aqui.
Caríssimos. Vamos colocar tudo em segundo plano em nossa vida terrena, e dedicarmos o que resta dela para viver e transmitir a palavra de Deus, saboreando antecipadamente o vislumbre, o delírio das alegrias celestiais. Amém.
—————