EM 2014 juntos formaremos um mundo mais fraterno e humano...


Registro da passagem do Ícone de Nossa Senhora e da Cruz Peregrina na Diocese de Santo Ângelo RS dias 17 e 18 de novembro de 2012.

19-11-2012 20:48

Ao meio dia do dia dezessete de novembro de dois mil e doze, foram solenemente confiados os símbolos da Jornada Mundial da Juventude pelas lideranças e juventudes da diocese de Uruguaiana, sob a coordenança do Padre Flávio Soares aos representantes da coordenação do Setor Juventude da Diocese de Santo Ângelo. Atendidas as formalidades costumeiras, a caravana com os símbolos, rumou da cidade de São Borja, onde ocorreu este ato, para a cidade de Santo Ângelo, sede da diocese missioneira. Após a chegada e organização dos símbolos, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, iniciaram-se as atividades do BOTE FÉ MISSÕES.

A primeira etapa no sábado, consistiu em variada programação. Após breve entrada dos símbolos, na Igreja da Paróquia Sagrada Família, sucedeu uma carreata acompanhando os símbolos carregados sobre viatura do corpo de bombeiros. Agentes da brigada militar acompanharam atentamente o percurso. Um momento muito emocionante foi a breve entrada dos símbolos no CASE - Centro de Atendimento Sócio Educativo. Ato seguinte foi a passagem expressiva da Cruz no recinto do Presídio Regional. Os apenados e as apenadas tiveram a oportunidade de tocar a Cruz e deixar-se impressionar por este encontro. Em seguida, continuação, da bem participada carreata que conduziu a Cruz e o Ícone até a Praça em frente à Catedral Angelopolitana. Ali, numerosa multidão de jovens e diversas pessoas aguardavam sua chegada. Vibrante e emocionante acolhida foi o que se presenciou.

As pessoas movimentaram-se, chegaram junto à Cruz, tocavam o Ícone, viviam a emoção deste encontro marcante, enquanto acompanhavam a parte final das apresentações artísticas desenvolvidas durante a tarde. O forte calor fez aumentar o entusiasmo. Uma vibrante celebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano D. José Clemente Weber, concelebrada pelo Bispo Emérito D. Estanislau Amadeu Kreutz e vários padres, significou um ponto alto nesta parte do BOTE FÉ MISSÕES. Uma procissão, caminhada do povo, junto com os jovens, com transmissão radiofônica irradiada por emissora da cidade, foi outro momento bem importante. Das janelas das casas, as pessoas saudavam a passagem dessa peregrinação. Ao retornar à Praça, a juventude presente vibrou muito, cantou, dançou, expressou sua alegria pela oportunidade de fazer parte desse evento tão significativo. Bem concorrida a vigília seguiu-se no interior da Igreja Catedral. Diversos carismas de evangelização juvenil dinamizavam distintos momentos desse encontro mais íntimo com Jesus Cristo e sua Mãe. Muitas pessoas entravam e saíam ao longo desse período intenso. Por volta da meia noite, os símbolos foram trasladados ao Santuário Diocesano do Caaró, onde são venerados os Três Santos Mártires das Missões, Roque, Afonso e João. Durante a madrugada vários grupos de jovens revezavam-se na vivência da marcante vigília junto à Cruz e o Ícone. A oração na madrugada sempre é marcante e, dessa vez, não foi diferente. Além do que, essa é uma experiência toda especial: a vivência de participação na JMJ no Brasil. A segunda etapa do BOTE FÉ MISSÕES foi especialmente significativa. Ocorreu durante e dentro da celebração das 79ª Romaria Diocesana ao Santuário do Caaró. Bem de madrugada, quando ainda estava escuro continuavam a ressoar pelos recantos do Santuário as orações e hinos da vigília da juventude.

Ao alvorecer do novo dia, quando iniciou o raiar do sol, com a chegada de romeiros e romeiras, o entusiasmo e vibração, tornaram-se mais intensos. Fiéis, juventudes e demais pessoas, oriundas das quarenta paróquias da Diocese, de outras Dioceses, de outros Estados e até de outros países, tornaram essa Romaria uma vivência singular na caminhada cinquentenária da Diocese Angelopolitana. Além da motivação da presença dos símbolos - Cruz e Ícone - da JMJ, a Romaria marcou o encerramento do Ano Jubilar da Diocese, uma etapa celebrativa do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI e a já tradicional Romaria anual diocesana. Os símbolos acolheram os romeiros que se emocionaram no encontro com os mesmos. Jovens e demais pessoas carregaram os símbolos durante a caminhada da Via - Sacra. Após, durante a solene celebração eucarística, todos ainda tiveram oportunidade de aproximar-se e tocar os símbolos e sentir-se tocados por Jesus Cristo e sua nossa Mãe Maria. Ao final, cumpriu-se solene rito de envio da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora que o acompanha. Após a devida acomodação desses elementos em suas caixas próprias para o transporte, os mesmos foram confiados aos responsáveis encarregados. Igualmente fique registrado o reconhecimento de expressiva criatividade e iniciativa manifestada pelas numerosas lideranças das expressões de evangelização juvenil que se envolveram na preparação e realização dessas entusiasmadas atividades. A juventude acolheu, com muita vibração, a presença desses símbolos. As pessoas das comunidades acompanharam com grande alegria esse entusiasmo juvenil. Cremos que essa passagem desses expressivos sinais da fé e vida cristã suscitaram renovada esperança no coração de todas as pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciar essa rica experiência.

Pe. Carlos José Griebelr - Coordenador Diocesano de Pastoral

Chega a Paróquia da Sagrada Família

Carreata pela cidade

Visita no Case

Visita ao Presídio Regional

Chegada na praça da Catedral

Celebração Eucarística

Vigília no Interior da Catedral

Romaria do Caaró

Romaria do Caaró

FONTE: www.diocesedesantoangelo.org.br

—————

Voltar