EM 2014 juntos formaremos um mundo mais fraterno e humano...


O que Santo Antônio tem a dizer após 781 anos de sua morte?

01-07-2012 23:04

O que Santo Antônio tem a dizer após 781 anos de sua morte



Ao se ouvir falar em Santo Antônio de Pádua, a mente traz presente a imagem do santo casamenteiro e muito requisitado  para achar objetos perdidos.


Nascido em Lisboa, no ano de 1195, dentro de uma família influente, foi batizado com o nome de Fernando.Sentindo o chamado de Deus arder em seu peito tornou-se agostiniano. Ao ter contato com freis franciscanos que foram martirizados em Marrocos, sentiu-se impelido a seguir o mesmo caminho de entrega total na difusão do Evangelho. A febre lhe tira das terras africanas e uma tempestade o leva a Pádua.


Eloquente e criativo pregador, o santo foi nomeado teólogo por São Francisco de Assis. Seus sermões cativaram e converteram para Deus diversas pessoas. Praticante da justiça protegeu os inocentes, teve misericórdia para com os pobres saciando a sua fome com pão, vivenciando assim a partilha. Denunciou as injustiças sociais que massacravam os menos favorecidos e estava sempre disponível para ajudar.


Aos 36 anos, em 13 de junho de 1231, Santo Antônio doente, falece em Arcella, próximo a Pádua. Amante da Sagrada Escritura, conhecia muito bem suas páginas e sua interpretação. O que levou o Papa Gregório IX a canonizá-lo no Pentecostes de 1232.


O exemplo de vida de Antônio tornou-o um dos santos mais populares da Igreja e nos ensina o que é ser concretamente discípulo de Jesus hoje:


- Alguém que cultiva a oração pessoal, tendo a espiritualidade refletida na vida;


- Estudioso assíduo da Palavra de Deus;


- Busca a formação para pregar o Evangelho com coerência e convicção;


- Deixa-se seduzir pelas reais experiências de Deus;


- Misericordioso;


- Sabe ouvir o outro;


- Tem devoção mariana.


por: Miriane Priscila Paim

 

—————

Voltar