EM 2014 juntos formaremos um mundo mais fraterno e humano...


LITURGIA DOMINICAL DIA 10 DE JULHO

06-07-2011 09:21

O semeador saiu para semear

      

A  semente caiu em vários tipos de solos  que representa os vários tipos de pessoas que ouvem a palavra de Deus. Cada pessoa tem uma reação pessoal diante da palavra, isto porque cada indivíduo é indiviso, isto é, não existe ninguém exatamente igual no mundo. Uma prova disso são as  impressões digitais. Todas são diferentes. Porque cada indivíduo é uno, é único no mundo.  Nem os irmãos gêmeos idênticos são iguais. A prova  natural da diferença entre eles, é que a mãe sabe quem é um e quem é o outro. Pode ocorrer  num momento de distração ou de cansaço, da mãe trocar a fralda de um duas vezes pensando que está trocando a fralda do outro. Mais ele sabe distinguir um do outro, porque mãe, é mãe! E por os dois são iguais, porém diferentes.

 

            Isso mesmo. Somos todos iguais, porém diferentes. Temos direitos iguais, reações mais ou menos parecidas diante das mesmas situações, a maioria das pessoas aceitam Deus, um grupo de indivíduos  torcem pelo mesmo time, outro grupo torce para outro time, assim por diante. Só somos semelhantes. Apesar de termos direitos iguais, do nosso tecido muscular, ossos, sangue serem praticamente iguais, na verdade nós somos pessoas individuais.  

 

            Cada povo tem a sua maneira de pensar, cada povo tem a sua cultura. É por isso que existem várias religiões no Planeta Terra, e é nosso dever respeitar cada uma delas sem nos julgar melhores, mais santos ou mesmo salvos, e achar que os seguidores das outras religiões vão queimar no inferno. Jesus é quem vai nos julgar. Por isso precisamos resistir a tentação de  pensar que somente nós estamos certos.

 

            Jesus comparou os vários tipos de solos com os vários tipos psicológicos das pessoas, ou seja, os vários tipos de pessoas, tendo em vista as  diferenças individuais Jesus classificou as pessoas em vários grupos com relação a doze de fé de cada grupo: Corações duros,  superficiais, inconstantes, apegados a riqueza  e aqueles de muita fé que produzem muitos frutos.

 

            O  que Jesus quer nos explicar, é que mesmo dentre aqueles que acreditam em Deus, as reações diante da palavra de Jesus, surte efeitos diferentes. Ou seja, a qualidade da fé naqueles que acreditam, não é a mesma em todas as pessoas.

 

 Podemos classificar em subgrupos todos os componentes de uma comunidade. Assim teremos. O melhor grupo. Aqueles que, como a terra boa, ou o solo bom, seguem a palavra da melhor maneira possível, produzindo muitos frutos na evangelização e no exemplo. Abaixo desse grupo, temos os outros, onde vamos notar em cada um, que a qualidade da espiritualidade, vai diminuindo até chegar no último grupo.

Na hora em que estamos evangelizando, catequizando, fazendo uma homilia, precisamos ter em mente essa realidade. Precisamos lembrar que nem todos que estão nos ouvindo, têm a mesma reação diante das nossas palavras, ou da palavra de Deus. De modo que não vamos nos amedrontar com a ironia de alguns, mas sim, devemos nos animar com o olhar santo e atento e sincero daqueles que sendo a terra boa, estão recebendo com boa vontade a mensagem de Jesus  que lhes estamos apresentando, e com certeza vão produzir muitos frutos, assim como nós. 

  

Mt 13, 1-23

 

"Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem"

 Caríssimos irmãos e irmãs,

 O fato de Jesus entrar no barco e assentar-se, deixando às margens seus apóstolos e seguidores, não significa necessariamente o seu afastamento dêls e sim para que estes possam vê-Lo e ouvi-Lo melhor. Para tanto, Jesus usa as parábolas para que seja mais fácil para todos este entendimento como também para que a alguns ao mesmo tempo, estas se tornem difíceis e um tanto obscuras (principalmente aos fariseus e doutores),pois estes tinham o coração e a cabeça dura.

A semente é a "Dei Verbum" – A palavra de Deus.

O semeador é seu Filho Amado. Nós também somos semeadores de Cristo todas as vezes que nos tornamos mensageiros e evangelizadores, distribuindo assim esta semente de vida nova.

Entretanto, existem 4 tipos de solos e cada um representa o coração humano. Embora tenhamos sempre o cuidado de plantá-la em solo fértil, às vezes o inimigo mascara este solo, a fim de torná-lo seu e poder usurpar a semente que estava separada especialmente para você.

O solo (coração) do homem pode ser fértil, como pedregoso, arenoso, pantanoso e espinhoso, é onde a semente (a palavra) é colocada podendo germinar, florescer e gerar frutos de 100, 60 e até 30 vezes. Se fizermos uma média, esta  dará 60x, o que é excepcional, haja visto que se dividirmos este total (190) por 4 será igual a  47,5 Portanto mesmo que se perca algumas das sementes, estas que ficaram já frutificarão um grande números de irmãos e irmãs no Reino dos Céus.

Esta parábola,  vem nos advertir sobre o inimigo, que fica a nos rodear esperando uma brecha da sua parte, para arrancar a Palavra de Deus e plantar o joio no seu coração e na sua vida, alterando assim o destino de todo cristão, que é o merecido repouso no Reino dos Céus.

A beira do caminho significa a nossa insensibilidade no acolhimento da Dei Verbum.

O solo pedregoso significa o entusiasmo passageiro, fácil de se queimar no sofrimento e da perseguição contra a  Palavra.

O solo espinhoso é o nosso coração disposto, comprometido, mas cheio das preocupações mundanas.

As preocupações deste mundo, a busca indiscriminada de estabilidade financeira e patrimonial, as festas e embalos, as intrigas e fofocas, são os espinhos que afogam a Palavra, não permitindo que germine. São coisas mundanas que depravam e deturpam, mas principalmente, nos afastam de Deus.

A salvação e a felicidade no céu é a garantia maior da promessa de Jesus para nós cristãos, e Ele irá nos ajudar a superar todas as desigualdades impostas pelo pecado, pois nós cristão somos com certeza, o solo mais fértil e fecundo da Sua palavra.

Estamos realmente produzindo os frutos que imaginamos? Qual o empecilho em nossos corações para realizarmos o que a parábola nos pede?

Portanto, rezemos a Deus: O que os nossos olhos ainda não vêem, os nossos ouvidos ainda não ouviram e os nossos corações ainda não se aperceberam, enchei-nos ò Pai celeste, do vosso Santo Espírito, para que possamos receber as maravilhas e bênçãos preparada para nós por seu Filho amado, antes da fundação do mundo.

  

—————

Voltar



Crie o seu site grátis Webnode