
EM 2014 juntos formaremos um mundo mais fraterno e humano...
Irmã Ligia está em visita a sua família na comunidade de Santa Tereza
06-10-2013 21:55
“Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim a tua vontade. Maria sempre foi a minha guia”. Com esta recitação foi que iniciamos a entrevista com a Irmã Ligia Terezinha Dalla Corte, concedida a Robespierre Ferrazza para a Pascom. Encontramos a Irmã na celebração na comunidade de Santa Tereza neste sábado dia 5 de outubro, onde ela está em visita a sua mãe Elda e familiares nesta comunidade.
Irmã Ligia Terezinha Dalla Corte, fez seus votos em 15/08/1982, sendo que há 32 anos é Irmã Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Ela lembrou que no dia 21 de agosto de 1988 fez seus últimos votos na comunidade Santa Tereza.
Em seu trabalho Missionário esteve em vários Estados brasileiros, como Amazonas, Pernambuco, Alagoas e atualmente está em Feira de Santa na Bahia, há 5 anos.
Questionada sobre o que mais marcou a sua vida neste trabalho missionário em vários Estados onde ela passou, nos contou que foi o conhecimento das culturas diferentes, onde cada povo tem seu jeito de professar a fé.
Sobre as dificuldades já enfrentadas Irmã Ligia falou que foi mais na região Amazônica, a questão da adaptação do clima, os perigos da malária, entre outros. Nesta região ela permaneceu por 3 anos.
“Vejo que aqui o povo tem tudo, não falta quase nada, mas o mundo moderno leva cada vez mais as pessoas a acomodação. Há 23 anos atrás quando saí daqui senti que muito mudou, as pessoas abandonam a Igreja por qualquer motivo, a falta de Fé também é outro exemplo. O povo nordestino me ensinou a ter Fé, embora todas as dificuldades que eles enfrentam são sempre muitos firmes na Fé, para eles Deus é mais, o povo tem sede de Deus”, destacou a Irmã.
Irmã Ligia relatou um pouco dos trabalhos que ela vinha fazendo em Feira de Santana na Paróquia São Francisco de Assis, na caminhada de Comunidade de Base, de visitação as casas, fazendo oração, cantos, levando a Palavra de Deus nas famílias, com uma espiritualidade mais viva.
Outro ponto abordado foi à relação dos jovens em sua Paróquia, ela disse que os jovens estão comprometidos, buscando sempre se inserir na comunidade na liturgia, na catequese, nos grupos de cantos, isso sempre com o apoio dos Missionários, dos Padres, valorizando e dando a abertura necessária para este trabalho.
Falando da forma de evangelizar Irmã Ligia destacou a importância de sair da Igreja, ir ao encontro do outro, assim como o Papa Francisco vem pregando para colocar o novo, ou a Igreja sai e vai ao encontro e assim cresce, caso o contrário ela perde fiéis. “Esse é o objetivo do trabalho Missionário chegar em todos os lugares, seja o mais simples que for, lá também existe vida e deve ser valorizada”, relatou.
Questionada em qual o principal motivo que leva a seguir este trabalho missionário há 32 anos Irmã Ligia nos relatou “O que me faz seguir apaixonada por Jesus, por este Reino, é poder sonhar que cada vez mais possamos aprofunda a Palavra de Deus, para mim não existe dificuldades, acreditar que quem se dispõe a servir o Senhor, Deus ampara e acompanha”.
Ao finalizar esta entrevista com a Irmã Ligia Terezinha Dalla Corte, ela deixa uma mensagem a todos os paroquianos “Hoje Jesus continua chamando para sermos discípulos e discípulas missionários. Ele precisa. A resposta depende de nós”.
—————