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Formação Litúrgica

14-11-2012 15:10

Fração do Pão

A fração do pão tornou-se um rito necessário, já nos primeiros tempos da Igreja, sobretido em dias solenes, quando havia grande afluxo de fiéis à Missa. Como era então normal o uso litúrgico do pão fermentado, este devia ser fracionado antes de ser distribuído aos comugantes. Por tudo isso é que, na Missa romana dos fins do século VII, se juntou nesse momento, o conhecido canto do Cordeiro de Deus. À fração do pão, na Igreja romana, uniu-se também outro rito simbólico, a "commixtio", isto é, a "mistura", usada até os dias de hoje, e na qual um fragmento da hóstia é colocada dentro do cálice. De fato, para as missas celebradas por um padre em Roma, o papa, bispo dessa cidade, enviava antecipadamente, por meio de um acólito, um pedaço de pão eucarístico de sua própria Missa, em sinal de comunhão eclesial. Tal fragmento, era misturado pelo padre no seu próprio cálice por ocasião da fração, indicando assim que a sua Eucaristia não era algo independente, mas sempre realizada em comunhão com a Eucaristia do bispo, ou seja, como um verdadeiro e próprio "sacramento da unidade". Nas missas atuais, por ocasião da fração do pão, continua-se a realizar a "mistura", na qual é inserida no cálice não mais um pedaço da hóstia da Missa do bispo, mas um fragmento da própria hóstia do padre, sempre como memória daquele antigo rito.

ANO DA FÉ

Conteúdo da fé em Jesus Cristo, Rei do Universo Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, / Filho Unigênito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os séculos: / Deus de Deus, / luz da luz, / Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, / gerado, não criado, / consubstancial ao Pai. / Por Ele todas as coisas foram feitas. / E por nós, homens, e para nossa salvação, / desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, / no seio da virgem Maria, / e se fez homem. Também por nós foi crucificado / sob Pôncio Pilatos; / padeceu e foi sepultado. / Ressuscitou ao terceiro dia, / conforme as Escrituras, / e subiu aos céus, / onde está sentado à direita do Pai. / E de novo há de vir, em sua glória, / para julgar os vivos e os mortos; / e o seu reino não terá fim. Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje, ele o será para sempre (Hb 13,8).

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