
EM 2014 juntos formaremos um mundo mais fraterno e humano...
Cerca de 300 jovens participam da Jornada Diocesana da Juventude em Santo Ângelo
09-07-2012 12:00
A juventude da diocese de Santo Ângelo mostrou que deseja fazer a diferença nesta jornada brasileira. Aproximadamente 300 pessoas lotaram o auditório do colégio Verzeri, no domingo, dia primeiro de julho, com o objetivo de saber como fazer parte da JMJ em nosso país. A diversidade dos grupos era visível nas cores das camisetas de cada carisma, nos rostos de cada jovem. Todos reunidos para trilhar o mesmo caminho: seguir o rumo da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
A irmã Zenilde Fontes, coordenadora da JMJ no Regional Sul III da CNBB, questionou o público sobre qual a ideia que faziam do evento mundial, fazendo todos refletirem sobre a importância de compreender a Jornada como um encontro com Cristo presente no rosto de cada jovem peregrino. Ela ressalta que muitos podem pensar na Jornada apenas como um encontro com o Papa, deixando de lado o principal foco do evento. Além disso, a irmã destacou a vinda dos símbolos da jornada mundial ao Rio Grande do Sul, como um momento único e que dificilmente se repetirá em nossas vidas, convidando todos a serem protagonistas da acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone Mariano tanto em Santa Maria como na diocese, em novembro.
A juventude da diocese de Santo Ângelo teve a oportunidade de conhecer o processo de criação da identidade visual do site E ai? Tche, o espaço virtual pensado com a intenção de promover o encontro da juventude católica do Estado gaúcho. Depois disso, todos foram desafiados a promoverem o anúncio da Jornada Mundial da Juventude a tantos jovens que não participam da Igreja, lembrando a palavra de Jesus Cristo: "Eu vim para que todos tenham vida".
A partir de uma espiritualidade em pequenos grupos, foi possível trocar experiências, conhecer as diferenças e principalmente perceber a união como princípio da caminhada de evangelização. Aos poucos a diversidade foi se transformando em igualdade e o grito de todos ecoava forte no refrão: "no peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus".
Kit de formação foi entregue às paróquias da diocese
Com a intenção de auxiliar os grupos como multiplicadores da jornada, o setor juventude da diocese entregou um kit de formação às paróquias com o livro das 5 celebrações a serem realizadas em cada grupo de jovem, no qual consta a explicação para a confecção de uma bandeira que identifique o grupo na comunidade. A irmã Zenilde explicou que, assim como Jesus deixou um legado impresso na Cruz, também os jovens devem pensar no legado que querem deixar impresso na bandeira do grupo. Também foi encaminhado às comunidades, um CD com vídeos, apresentação em data show do histórico das jornadas mundiais e da Cruz Peregrina, cartazes e banners da JMJ e prece para ser lida no dia 22 de julho, quando inicia a contagem regressiva de 1 ano antes da jornada no Rio de Janeiro. Para que os grupos possam levar adiante o anúncio da jornada nas escolas, uma carta de apresentação foi assinada pelo Bispo José Clemente Weber que também foi entregue com o material.
Elisângela Frois
Comunicação Setor Juventude
Diocese de Santo Ângelo
—————