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4ª SEMANA DO ADVENTO — ANO LITÚRGICO "C" A chegada do novo exige mudanças"
17-12-2012 16:18Quase todos os dias encontramos mulheres grávidas. Reparamos, pelo menos naquelas que são nossas conhecidas, o quanto a chegada de uma criança modifica a vida. O corpo se transforma, têm expectativas em relação ao neném, arrumam roupinhas, exigem mais cuidados. O corpo sagrado da mulher é como um tesouro que silencioso guarda uma vida! A chegada do novo exige mudanças. O tempo do Advento que hoje estamos encerrando foi tempo de preparar nossa vida para acolher o novo. Mudamos alguma coisa por causa da criança que vai chegar? Neste sentido, a liturgia de hoje nos convida a refletir sobre o verdadeiro significado do Natal e sobre a importância de valorizar o Natal com o mesmo sentimento que transbordava do coração de Maria, no encontro com sua prima Isabel.
O último Domingo do Advento coroa a preparação para a celebração do Natal. Por isso na coroa do Advento se acende a última vela, simbolizando a chama que aqueceu nossos corações em preparação à celebração do nascimento de Jesus. Voltados para a encarnação do Verbo e ansiosos por celebrar seu nascimento, façamos desta Eucaristia um verdadeiro culto de ação de graças.
Eis a serva do Senhor; cumpra-se em mim a tua palavra! (Lc 1,38).
EVANGELHO (Lucas 1,39-45)
1 39 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44 Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
45 Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!"
Narrativas da infância de Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
As primeiras comunidades de discípulos de Jesus guardavam vivas as memórias tanto do próprio Jesus como de João Batista, pelo qual Jesus foi batizado, transmitidas por aqueles que com eles conviveram ao longo de seus ministérios. Estas memórias, coletadas pelos evangelistas, deram origem às narrativas relativas a este ministério. Mateus e Lucas, de maneira exclusiva, incluem em seus evangelhos as "narrativas de infância" de Jesus. Nestas "narrativas de infância" parece predominar, sobre o seu aspecto histórico, a interpretação teológica sobre a pessoa de Jesus. Este caráter teológico se evidencia nas diferentes abordagens dos dois evangelistas, Mateus e Lucas. Enquanto Mateus centraliza sua narrativa na pessoa de José e na sua genealogia abraâmica, Lucas coloca em foco a pessoa de Maria e articula o nascimento de Jesus com o Templo de Jerusalém. Lucas também tem como característica pessoal apresentar o paralelismo entre João Batista e Jesus desde as narrativas da concepção de João Batista no ventre de Isabel e a de Jesus no ventre de Maria.
Jesus, tendo começado seu ministério como discípulo de João Batista, passou, depois, a agir com autonomia e, com seu anúncio revestido da autoridade divina, sobrepujou a figura de João. Contudo, muitos discípulos de João Batista, após sua morte, ficaram à parte do movimento de Jesus, fiéis à figura de João. Assim, tardiamente, as memórias dos dois, feitas pelas comunidades cristãs, foram marcadas pela insistente afirmação da precedência de Jesus sobre João, e os evangelistas, quando tratam do relacionando entre João Batista e Jesus, o fazem em uma perspectiva teológica no sentido de afirmar a subordinação de João a Jesus. Assim, pretendiam atrair para o movimento de Jesus os remanescentes discípulos de João Batista. Neste sentido temos, por exemplo, a declaração atribuída a João afirmando sua submissão a Jesus: "Depois de mim, vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias" (Mc 1,7; Lc 3,16; cf. Mt 3,11).
Na narrativa da visitação de Maria a Isabel, esta precedência de Jesus se manifesta na afirmação de que o menino João pulou de alegria no ventre de Isabel, quando a saudação de Maria, portando Jesus, chegou aos ouvidos de Isabel. Em seguida, Isabel afirma: "Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?", e conclui exaltando Maria como sendo bem-aventurada em sua fé.
Maria, em sua maternidade, é bem-aventurada por ter acreditado em tudo o que foi dito da parte do Senhor, e que será realizado. Ao consentimento de Maria, "faça-se em mim segundo a tua palavra", seguir-se-á, depois, o "eis que eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade", como palavras de Jesus, com o título de Cristo, conforme a carta aos Hebreus (segunda leitura). Jesus faz a vontade do Pai, não como um sacrifício, mas, sim, pelo convívio amoroso e misericordioso que comunica a santidade e a vida divina a todos. A antiga religião baseada em vítimas e oferendas, holocaustos e sacrifícios pelo pecado, não é do agrado de Deus.
O evangelho de Lucas, acompanhando o evangelho de Mateus, narrará o nascimento do menino Jesus em Belém de Judá, como sendo o cumprimento da profecia de Miqueias (primeira leitura). Por aquela que aceita conceber o Filho de Deus, nascerá aquele que traz a paz.
Oração
Pai, a exemplo de Isabel, anseio conhecer a verdadeira identidade de Maria que, na sua humildade, tornou-se o ser humano abençoado por excelência.
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