
EM 2014 juntos formaremos um mundo mais fraterno e humano...
39ª ROMARIA DE N. SRA. DA SALETE E SEMINÁRIO DA SAGRADA FAMÍLIA - DE SANTO ÂNGELO - RS 80 ANOS
20-08-2012 15:34A história do Seminário da Sagrada Família é também a história dos Missionários da Sagrada Família, sua vinda ao Brasil, primeiro no Norte - Maranhão, depois no Sul: Rolante, Taquara, Torres e a partir de 1923 - 1924 em Santo Ângelo e região missioneira. A Escola Apostólica da Sagrada Família ou Seminário da Sagrada Família significou na época, a concretização em solo brasileiro, do ideal missionário da então jovem Congregação. Fundada em 1895 pelo Pe. João Berthier, em Grave na Holanda, a congregação tinha (e continua tendo) a preocupação em formar missionários e colocá-los a serviço de evangelização, especialmente, nas situações mais urgentes - "Estar perto de quem está longe".
Quando os primeiros padres, Missionários da Sagrada Família - MSF, chegaram a Santo Ângelo, vieram com a determinação de instalar uma Escola Apostólica - Seminário. Com a imigração de colonos de origem alemã, italiana, polonesa e com a formação de comunidades católicas, surgiu também um próspero campo vocacional. Após sondagem entre várias cidades, como: Cerro Largo (Serro Azul), Santa Rosa, Ijuí e Santo Ângelo, o lugar escolhido, como sugestão do bispo de Uruguaiana, foi Santo Ângelo.
O primeiro Missionário da Sagrada Família a trabalhar em Santo Ângelo foi o Pe. Henrique Ofenhitzer e o primeiro pároco MSF de Santo Ângelo, em 1924, foi o Pe. Henrique Jolk auxiliado pelos padres Ofenhitzer e Hittingen.
Definido o local e adquirida uma área de terra a leste de Santo Ângelo, as margens do rio Santa Bárbara, foi começada à obra. Os padres Henrique Jolk e José Schreiber foram designados para a construção do seminário. Antes mesmo da inauguração, em maio de 1932, o seminário já recebia os primeiros seminaristas, vindos da região de Rolante e Taquara, RS.
Em 24 de outubro de 1932, com a celebração de uma missa, no alto da imponente escadaria de entrada do lado sul, foi inaugurado o Seminário. Nos anos seguintes a sua inauguração, o seminário foi sendo ampliado para atender a demanda vocacional que ia aumentando de ano para ano.
Alguns números e datas relacionados ao Seminário da Sagrada Família:
- Primeiros seminaristas em maio de 1932.
- Inauguração em 24 de outubro de 1932.
- Primeiros noviços em 1936.
- Em 1941 já eram seis noviços, três para padre e três para irmão religioso e, o número de seminaristas chegava a 90.
- A primeira turma MSF a ser ordenada ao sacerdócio, pelo então bispo diocesano de Uruguaiana, D. José Newton de Almeida Batista, aconteceu em 1948 foram: Pe. Zigfryd Ziomkowski, Pe Miguel Schaff, Pe. Artur Ritt e Pe. Humberto Lucca.
- Em 1962 o seminário contava com 230 seminaristas, 13 padres, 6 irmãos religiosos, 4 fraters (estudantes de teologia que auxiliavam como professores e na formação), 3 irmãs religiosas (Notre Dame) 7 auxiliares femininas e 2 funcionários, somando mais de 250 pessoas.
- No final dos anos 60 e início dos anos 70, o número de seminaristas diminuiu. Coincide com a criação de um grande número de novos municípios que passaram a ter escolas de 1º e 2º graus, mais seminários na região noroeste e famílias menores.
Ao todo passaram pelo Seminário da Sagrada Família de Santo Ângelo 1.474 seminaristas, sendo 1.158 do Rio Grande do Sul, 257 de Santa Catarina e 59 de outros Estados do Brasil. Só dos municípios da diocese de Santo Ângelo são 633 seminaristas dos quais 58 foram ordenados padres e 10 irmãos religiosos. Ao todo são quase duas centenas de padres e religiosos. Um número incontável se tornaram lideranças comunitárias, agentes de pastoral, ministros da eucaristia e da palavra, professores, escritores e profissionais das mais variadas atividades. Muitos ex-seminaristas entraram na militância política como: prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e até governador.
Dezenas de padres MSF, Irmãos Religiosos, fraters, funcionários e benfeitores se doaram e deram tudo de si para tornar este Seminário um instrumento de evangelização, formação e cidadania.
Com a diminuição do número de seminaristas o Seminário foi adequado para espaço de formação permanente dos MSF e os mais diversos grupos como congregações religiosas, pastorais e empresas. Uma média de 5.000 pessoas, distribuídas em aproximadamente 80 eventos, passam anualmente pelo seminário nos diversos tipos de formação. Anexo ao Seminário da Sagrada Família, desde o ano de 1965, está o Santuário de N. Sra. Da Salette com missa mensal no 3º domingo e a Romaria em setembro de cada ano.
Pe. Flávio I. Heck
Oração: Querida Nossa Senhora da Salette! Lembra-te das lágrimas que derramaste por mim no Calvário. Lembra-te também dos cuidados que sem cessar tens por vosso povo, para que, em Cristo, se reconcilie com Deus! Depois de teres feito tanto por teus filhos e filhas, não podes esquecê-los! Confortado/a e animado/a por sua ternura, estou aqui suplicando, querida Mãe, apesar de minha infidelidade e ingratidão. Não rejeites, minha oração, Virgem Reconciliadora! Faz meu coração voltar-se para o teu Filho. Alcança-me a graça de amar teu Filho Jesus Cristo acima de tudo, e de dar-te consolo através de uma vida de doação. Isso tudo, para a glória de Deus e o amor dos meus irmãos e irmãs. Amém.
Lembrete importante:
- Dia 16 de setembro de 2012 - 39ª Romaria de N. Sra. Da Salette
- Dia 28 de outubro de 2012 - Festa dos 80 anos do Seminário
Fonte: Diocese de Santo Ângelo
—————