EM 2014 juntos formaremos um mundo mais fraterno e humano...


29º ENCONTRO DIOCESANO DE CEBS ACONTECEU NESTE FINAL DE SEMANA

29-10-2012 19:29

Aconteceu neste  final de semana, sábado e domingo  dias 27 e 28 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, de Campina das Missões o 29º Encontro Diocesano de CEBs da Diocese de Santo ângelo. O tema do encontro foi: "Comunidade a serviço da Vida" e o lema: "Cebs na vivência do Jubileu".

 Já diz a canção: "em cada vagão que une é sinal que a CEBs vai sempre crescer". 280 delegados estiveram presentes no 29º Encontro Diocesano de CEBs entre mulheres, homens, jovens, crianças, idosos, padres, irmãs, bispo. 19 paróquias de nossa Diocese fizeram acontecer este encontro. "Queremos de forma especial agradecer todas as pessoas, famílias, comunidades e ao Pároco Pe. Dércio Luiz Heck da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho que com muito amor e dedicação acolheram este encontro. Enfim, nossa gratidão em nome do coordenador Diocesano de CEBs, Pe. Aloísio Ruedell, a toda equipe diocesana, aos assessores - Dinarte Belatto, Waldir Bohn Gass, Irmãs Lourdes Dill e Nair Frey, e ao nosso Bispo referencial da CEBs no Rio Grande do Sul, Dom José Clemente Weber" salientaram os organizadores.

A Paróquia Santo Antônio de Catuípe também esteve participando da Cebs com cinco representantes, ou seja Regina, Marli, Cleusa, Clarice e Robespierre. Segundo eles o encontro foi muito bom e de grande crescimento e aprendizagem.

 

Veja a seguir a carta do 9º Encontro da CEBS

 

Carta do 9º ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE - CEBs

"Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância"(Jo 10, 10).

         Nós, 280 participantes e organizadores do 29º Encontro de CEBs, o Bispo D. José Clemente Weber, 10 padres, 4 religiosas e expressivo número de jovens, reunidos na  Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho de Campina das Missões, nos dias 27 e 28 de outubro de 2012, refletindo sobre o tema Comunidade a serviço da vida  e à luz do lema CEBs na vivência do jubileu,  saudamos fraternalmente a todas as nossas 40 Paróquias e mais de mil comunidades  da amada Diocese de Santo Ângelo.

        O encontro foi um momento especial de júbilo e louvor das CEBs pelos 50 anos de nossa Diocese e do Concílio Vaticano II que renovou profundamente a Igreja, seu modo de inserção no mundo, abrindo espaços de ação e de participação ativa dos leigos(as).

Partindo das sínteses das Paróquias e da importante contribuição dos assessores - Prof. Dinarte Belatto, Waldir Bohn Gass, Irmãs Lourdes Maria Staud Dill e Nair Frey - percebemos que o capitalismo, com seus frutos e projetos de morte, continua avassalador, trazendo reflexos sensíveis no seio de nossas comunidades, marcadas pela falta de compromisso das pessoas com a vida.

Compartilhamos nossas angústias e dores, nossas esperanças e alegrias. Sentimo-nos reconvocados por Jesus de Nazaré e pela força criadora do seu Espírito libertador, fortalecidos pela experiência das primeiras comunidades cristãs e das comunidades missioneiras, a renovar nossa disposição de seguir, nos passos de Jesus, o projeto do Reino de Deus de justiça e paz.

Reafirmamos o compromisso como CEBs proféticas e missionárias, comunidades a serviço da vida em nossa Igreja que celebra o seu jubileu:

  • Viver a Palavra de Deus em nossas famílias e comunidades, através da oração e de uma espiritualidade mais comprometida com ações solidárias;
  • Participar nas pastorais e suas articulações com persistência e esperança, com enfoque especial na Juventude;
  • Incentivar a formação permanente de toda comunidade em sua dimensão espiritual, missionária, política e formas alternativas de convivência fraterna;
  • Manter as lâmpadas acesas, mesmo que os holofotes do capitalismo tentem apagar em nossas comunidades o amor, a solidariedade, a esperança, o serviço gratuito e a alegria;
  • Cuidar cada vez mais da vida do planeta e do meio ambiente, evitando a poluição das águas o uso indiscriminado de agrotóxicos, o inadequado destino do lixo e saneamento básico, incentivando energias renováveis;
  • Lutar por uma reforma política e por políticas públicas voltadas à permanência dos jovens no campo, evitando assim o desemprego, o êxodo rural e a drogadição;
  • Utilizar mais e melhor os MCS, especialmente as rádios comunitárias, como forma de divulgar projetos alternativos;
  • Uma participação ativa nos conselhos municipais.

                No final da tarde deste primeiro dia de estudos e reflexões celebramos com as comunidades e fomos acolhidos em seus lares.

O segundo dia foi essencialmente celebrativo, com destaque à celebração da Eucaristia com a comunidade local e ao Dia Nacional da Juventude. Tomamos conhecimento da caminhada das CEBs em nível estadual e nacional. Realizamos atividades de integração e apresentações artísticas, avaliações e encaminhamentos, sendo, enfim, enviados para nossas comunidades, lembrados de um sábio provérbio africano:

 "Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias e muda a face da Terra".

                Viva nossa Diocese em seus 50 anos e viva o 29º Encontro Diocesano de CEBs!

 

     

 

—————

Voltar